skip to Main Content

Seja Bem-vindo!

O consultório da Dra. Maria Elisa Coimbra foi cuidadosamente planejado para um atendimento em ambiente agradável e acolhedor, pensando tanto nos pacientes pequeninos como nos mais velhos. No coração de Copacabana, de fácil acesso, próximo à estação Siqueira Campos e com opções de estacionamento no entorno.

Fale conosco

Email: maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br
Telefones: (21) 2549-9916 / 97113-6003
Rua Barata Ribeiro, 391 - Sl: 508-510 - Copacabana, RJ

Localização

(21) 2549-9916 (21) 97113-6003 maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br

Odontopediatria

Os cuidados com a saúde bucal
começam na infância

Odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O atendimento odontológico deve se iniciar o mais cedo possível para a criança adquirir o hábito de cuidar dos dentes.

Os cuidados incluem educação, motivação visando a prevenção, bem como o tratamento restaurador e ortodôntico de problemas instalados. Através da prevenção, cáries, hábitos orais que podem levar ao mau posicionamento dos dentes são evitados. O acompanhamento semestral é o indicado para a maioria das crianças, mas este pode ser alterado dependendo da necessidade de cada um. A prevenção é o melhor caminho para dentes saudáveis, fortes e bonitos.

O atendimento deve ser lúdico, para que a experiência da ida ao dentista seja divertida e prazerosa.

A avaliação para saber se a criança vai precisar usar aparelho deve ser feita aos sete anos de idade. Nessa idade é possível identificar problemas na formação dos dentes e dos ossos, antes que o crescimento se complete. Na grande maioria dos casos, o tratamento ortodôntico só se inicia no início da adolescência, quando o crescimento está acelerado. A idade ideal para as meninas seria em torno dos 11 anos e dos 13 anos para os meninos. Os motivos para o início nessa idade é que a criança está no fim da dentição mista, perdendo os últimos dentes de leite, e o crescimento dos ossos da face podem ser redirecionados de forma mais favorável. Muitos casos ortodônticos, de difícil tratamento nos adultos, são facilmente corrigidos na infância e adolescência, aproveitando o crescimento.

Em casos de mordida cruzada, hábitos orais deletérios (chupar dedo, chupeta, roer unha, respiração bucal, por exemplo) o tratamento ortodôntico deve ser iniciado antes dos onze anos, assim que for identificado o problema.

Vale ressaltar que nem todas as crianças precisam usar aparelho.

Agende sua consulta pelo telefone (21) 2549-9916 ou preencha o formulário de contato que retornaremos em breve.

Back To Top
×Close search
Search