skip to Main Content

Seja Bem-vindo!

O consultório da Dra. Maria Elisa Coimbra foi cuidadosamente planejado para um atendimento em ambiente agradável e acolhedor, pensando tanto nos pacientes pequeninos como nos mais velhos. No coração de Copacabana, de fácil acesso, próximo à estação Siqueira Campos e com opções de estacionamento no entorno.

Fale conosco

Email: maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br
Telefones: (21) 2549-9916 / 97113-6003
Rua Barata Ribeiro, 391 - Sl: 508-510 - Copacabana, RJ

Localização

(21) 2549-9916 (21) 97113-6003 maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br

Ronco

Odontologia do Sono para
Tratamento do Ronco

Ronco

Ronco - Dra Maria Elisa Coimbra

O ronco é um ruído causado pela vibração dos tecidos moles da garganta e da língua durante a passagem do ar quando dormimos à medida que as vias aéreas se estreitam. O estreitamento pode ser devido ao relaxamento da musculatura ao redor da faringe; ao excesso de tecido; e à obesidade.

Esse distúrbio do sono é mais frequente nos homens, mas afeta ambos os gêneros, em pessoas acima do peso ideal e geralmente tende a piorar com a idade. Atualmente 45% das pessoas normais roncam e 25% admitem ser roncadores habituais.

Ele pode se manifestar de forma branda e intermitente ou ser forte e constante. Normalmente relacionado quando a pessoa dorme de barriga para cima (decúbito dorsal), mas em casos mais severos ocorre em qualquer posição.

A obstrução nasal também pode ser a causa do ronco. Nessa situação é necessário um esforço respiratório maior, criando um vácuo na garganta que aproxima os tecidos da faringe. Com a respiração bucal, a língua tende a se deslocar posteriormente dificultando ainda mais a passagem do ar.

O ronco é um problema social sério alterando a convivência com o cônjuge ou com amigos, e pode ser um sinal de Apnéia do Sono.

Ronco - Dra Maria Elisa Coimbra

E as Crianças?

As crianças também podem roncar. O ronco constante e intenso nas crianças pode ser prejudicial à saúde, interferindo no crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar, por exemplo.

Hipertrofia da adenóide e das amígdalas, desvio de septo, deformidades faciais e problemas na dentição podem levar a criança a respirar pela boca, que frequentemente ronca enquanto dorme. O ronco afeta a qualidade de sono das crianças e deve ser tratado.

Agende sua consulta pelo telefone (21) 2549-9916 ou preencha o formulário de contato que retornaremos em breve.

Back To Top
×Close search
Search