skip to Main Content

Seja Bem-vindo!

O consultório da Dra. Maria Elisa Coimbra foi cuidadosamente planejado para um atendimento em ambiente agradável e acolhedor, pensando tanto nos pacientes pequeninos como nos mais velhos. No coração de Copacabana, de fácil acesso, próximo à estação Siqueira Campos e com opções de estacionamento no entorno.

Fale conosco

Email: maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br
Telefones: (21) 2549-9916 / 97113-6003
Rua Barata Ribeiro, 391 - Sl: 508-510 - Copacabana, RJ

Localização

(21) 2549-9916 (21) 97113-6003 maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br
Traumatismo Dentário – O Que Fazer?

Traumatismo Dentário – O que fazer?

Os traumatismos dentários são lesões traumáticas que atingem os dentes, o osso que o sustenta, os tecidos gengivais e moles. Podem ocasionar perdas dentárias irreparáveis em alguns casos, no momento do acidente, durante o tratamento ou até mesmo anos depois. Isso traz consequências desfavoráveis, pois nada substitui o dente íntegro.

A maioria destas lesões ocorre em crianças e adolescentes, durante as suas brincadeiras; e em bebês na fase em que aprendem a andar. São mais frequentes entre 7 e 14 anos, tanto em meninos como em meninas. Esse tipo de trauma pode ser causado por quedas e golpes durante o lazer, quedas de bicicleta, esportes, acidentes de carro, epilepsia, entre outras.

O que fazer?

Tenha sempre o telefone do dentista ou de um hospital mais próximo em um lugar de fácil acesso. Quanto mais rápido o atendimento, melhores os resultados do tratamento.

  1. Fique calmo
  2. Acalme a vítima
  3. Realize a limpeza do local com água corrente e um pano limpo, tentando remover algum fragmento de contaminação do local. Evite esfregar. Se houver sangramento, coloque uma compressa gelada com pano limpo ou gelo no local.
  4. A vacinação contra tétano (DTP) deve estar em dia.
  5. Se possível, localize o dente perdido e o leve ao dentista dentro de um copo com leite. Se for um fragmento do dente, leve-o em um copo com soro fisiológico ou água filtrada.
  6. O ideal é colocar o dente permanente de volta no seu lugar o quanto antes. O tempo que esse dente permanece fora da boca deve ser o mínimo possível. Nunca segurar o dente que saiu da boca pela raiz e sim pela coroa (parte branca).
  7. NUNCA RECOLOCAR DENTE DE LEITE NO LUGAR PARA NÃO CAUSAR DANOS NO DENTE PERMANENTE QUE ESTÁ SE FORMANDO.
Back To Top
×Close search
Search