skip to Main Content

Seja Bem-vindo!

O consultório da Dra. Maria Elisa Coimbra foi cuidadosamente planejado para um atendimento em ambiente agradável e acolhedor, pensando tanto nos pacientes pequeninos como nos mais velhos. No coração de Copacabana, de fácil acesso, próximo à estação Siqueira Campos e com opções de estacionamento no entorno.

Fale conosco

Email: maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br
Telefones: (21) 2549-9916 / 97113-6003
Rua Barata Ribeiro, 391 - Sl: 508-510 - Copacabana, RJ

Localização

(21) 2549-9916 (21) 97113-6003 maria.coimbra@dramariaelisacoimbra.com.br

Qual o melhor tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono?

Existem muitos tratamentos para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Mas qual deles é o melhor? A resposta é depende.

Os tratamentos podem se basear em mudanças comportamentais, como a perda de peso, prática de atividade física, podem se basear no uso de aparelhos, como o CPAP ou o Aparelho Intra Oral de Avanço Mandibular (AIO-AM), ou podem ser cirúrgicos.

É muito importante fazer uma boa anamnese para identificar a causa do problema. Pacientes acima do peso, se mudarem os hábitos alimentares e saírem do sedentarismo, vão apresentar melhoras do Índice de Apneia e Hipoapneia.

Mas e aqueles pacientes magros?

Às vezes o problema pode ser otorrinolaringológico, como por exemplo amígdalas grandes, desvio de septo nasal, ou o problema pode ser estrutural e a cirurgia ortognática passa a ser o tratamento de escolha.

O tratamento com CPAP ou com o AIO-AM vão permitir que o ar passe pelas vias aéreas, mas eles não estarão tratando as causas do problema.
A desobstrução física das vias aéreas vai trazer qualidade de vida para os pacientes precisam para uma boa noite de sono.

Muitas vezes várias abordagens são feitas no mesmo paciente. Um paciente, por exemplo, inicialmente fez toda a abordagem otorrinolaringológica, teve alguma melhora, mas seguia dormindo mal. Por alguns anos ele usou a AIO-AM, mas o que causava o obstrução dele era o posicionamento muito para trás da maxila e da mandíbula. Finalmente ele optou em tratar a causa do problema, e o tratamento orto-cirúrgico foi iniciado. Durante todo o período do tratamento ortodôntico antes da cirurgia ortognática, o paciente ficou usando o CPAP para dormir. A cirurgia foi realizada e a maxila e a mandíbula foram avançadas quase 1 cm. Com essa abordagem o aumento do volume das vias aéreas foi de quase 2 vezes.

Lembrando sempre que os resultados do tratamento ortodôntico podem ser diferentes de acordo com as variações pessoais. Imagens meramente ilustrativas.

Back To Top
×Close search
Search