A sucção é um hábito oral normal dos bebês, que supre as necessidade nutricionais (sucção nutritiva) e as emocionais (sucção não-nutritiva).
As crianças são consideradas bebês até os 3 anos. A sucção nutritiva é feita através do aleitamento, o ideal é que seja o materno. Já a não nutritiva é fonte de satisfação emocional e prazer, e também estimula o desenvolvimento muscular com o posicionamento anterior da mandíbula.
Muitos bebês conseguem suprir ambas as necessidades de sucção com o aleitamento materno. Outras apresentam uma necessidade extra. Nesse caso a chupeta pode ser oferecida. Melhor chupar a chupeta do que o dedo. O hábito de sucção se instala por causa de fome, satisfação do instinto de sucção, insegurança, carência, imitação e desejo de atrair a atenção.
Por volta dos 3 /4 anos os hábitos desaparecem e se alguma alteração na arcada for identificada, a tendência é que ocorra a autocorreção. Então o ideal é remover a chupeta até mais ou menos 4 anos de idade. Como tem um fator emocional envolvido, às vezes é necessário o acompanhamento psicológico. E caso outros hábitos tiverem se instalado, como interpor a língua na mordida aberta criada pela chupeta, uma terapia fonoaudiologia pode ser necessária.
A criança segura, que vive em um ambiente familiar harmônico e equilibrado passa por esse processo sem maiores problemas.