NÃO, as crianças também podem sofrer desse tipo de problema.
Normalmente é observado em crianças de 2 a 6 anos, independente do gênero. A criança que sofre de Apneia Obstrutiva do Sono é hiperativa, apresenta dificuldade de aprendizagem e dificuldade de concentração e o pipi na cama é comum.
As principais causas são hipertrofia de adenoide e amigdalas e anomalias crânio-faciais, tais como mandíbula muito para trás e maxila atresia.
Aquelas crianças que costumam a respirar pela boca provavelmente sofrem de Apneia Obstrutiva do Sono.
Inicialmente uma avaliação com o Otorinolaringologista deve ser realizada para avaliar como estão a adenoide e as amigdalas, e em paralelo uma avaliação com o Ortodontista deve ser feita. É importante que a forma do arco dentário seja melhorada através de disjunção maxilar para o correto posicionamento da língua e o crescimento seguir de forma adequada. Com a disjunção ocorre o aumento da cavidade nasal e assim o ar passa mais fácil.
Vamos cuidar do sono das crianças, liberar as vias aéreas para o ar passar e assim resolver outros problemas comportamentais.
(Imagem obtida do livro Ortodontia – Diagnóstico e Planejamento Clínico, Flávio Vellini-Ferreira, Artes Médicas, 5a Ed, 2002)